terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Grupos de Caminhada: "EU PRATICO SAÚDE"




Dizem por aí que o Brasil só caminha após o carnaval!!






Se você é daqueles que estava planejando começar uma atividade física após o carnaval, então mexa-se!


As caminhadas orientadas das Equipes de Saúde da Família começaram neste dia 18/02 numa animada caminhada pelas ruas do centro de Sorriso.  Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) juntamente com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) se empenharam em convidar  toda a população para participar dos grupos de caminhada organizados pela Secretaria de Saúde e Saneamento do nosso município. O evento contou com a presença do Secretário de Saúde Marciano José Cé, de vários usuários do SUS que já participavam da atividade, além de novos adeptos e demais Secretarias como Esporte e Lazer, Educação e Cultura, Agentes de Trânsito e Corpo de Bombeiros.

Bem-estar, emagrecimento e saúde são alguns dos objetivos desses pacientes que, com sua Receita Saudável em mãos (prescrita pelo Médico do PSF) passam pela avaliação e acompanhamento de toda a equipe de saúde.

 O objetivo deste trabalho é a prevenção e a promoção da saúde. A Saúde não deve ser somente curativa e sim preventiva. São ações como esta que motivam cada vez mais pessoas a saírem do sedentarismo e contribuem para mudar as estatísticas de obesidade, doenças cardíacas e diabetes no Brasil. A Prefeitura de Sorriso por meio da Secretaria de Saúde oferece esse acompanhamento por meio dos PSF, contando também com o apoio especializado de Profissionais das áreas de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Educação Física e Fonoaudiologia.

A caminhada é um exercício fácil, simples, barato e que promove inúmeros benefícios à saúde. Nem sempre é fácil fazer exercícios sozinho por isso a iniciativa de se caminhar em grupo.

Se você ainda está aí parado e sedentário, procure hoje mesmo o seu Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou seu Programa de Saúde da Família (PSF), e informe-se.



Cristina Aparecida de Souza

                                                                                                                                                       Profissional de Educação Física / NASF

                                                                                                                                            CREF  2232 G/MT


Veja mais sobre esta notícia no site: http://mtnoticias.net/site/noticia/32190






Agradecemos a participação de todas as Equipes de Saúde da Família pela animada e numerosa participação!


No dia  15 de fevereiro as equipes foram capacitadas para o início das atividades. Os profissionais receberam orientação quanto a avaliação antropométrica (informatização) e monitoramento do exercício, além de material didático (apostila e folders orientativos).




Nenhum comentário: