Equipes de saúde participam de capacitação sobre aleitamento materno
Profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família nas diversas unidades de saúde em todo o município participaram, na segunda-feira (08/08), de uma série de palestras tendo como tema principal o aleitamento materno.
As vantagens da amamentação no vínculo entre mães e bebês, os riscos da alimentação artificial, os benefícios do aleitamento materno exclusivo, os métodos para produzir e manter a produção de leite materno, e os valores nutritivos do leite de peito estiveram entre os temas abordados na capacitação que envolveu médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas, auxiliares e agentes comunitários de saúde.
A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso, através de seu Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O Nasf é um grupo interdisciplinar de apoio às equipes que atuam nos PSFs, e conta com uma nutricionista, uma psicóloga, uma educadora física, uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga no desenvolvimento e acompanhamento de ações voltadas à saúde das famílias de Sorriso.
A amamentação traz inúmeros benefícios para a saúde tanto da criança quanto das mães. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o leite materno faça parte da alimentação da criança, pelo menos até os dois anos de idade. A OMS ainda indica que até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno.
Autor: Dieison Guisolfi - Decom
Segue programação:
07:00 - Exibição de Vídeo: Fórmula Fix (Documentário sobre o marketing e uso indiscriminado de Fórmulas Infantis)
07:45 - Amamentação - Aspectos Nutrcionais (Nutricionista Cláudia Sônego)
08:15 - Bebe Sarado Mama no Peito (Fonoaudióloga Patrícia Daniele Murila)
08:30 - Um Olhar Psicológico sobre a Amamentação (Psicóloga Luciana Parolari)
09:00 - Intervalo
09:15 - Técnicas para Amamentar (Enfermeira Eliane)
09:40 - Experiências de Sucesso das ESFs
Vídeo apresentado em 2010 com fotos selecionadas no concurso de fotos de Amamentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário