quinta-feira, 11 de julho de 2013

Projeto Parceiros de Fibra - Artesanato com Fibra de Bananeira

Atualmente para se fazer saúde temos que pensar estratégias diferentes da tradicional clínica médica, tirando o foco da doença e construir espaços diversos que proporcionem a prevenção e a promoção de saúde. Para tanto, o dispositivo que tem se mostrado muito eficiente são as oficinas com trabalhos manuais. Nelas os oficineiros, podemos intervir com diferentes ferramentas, sempre objetivando a produção de subjetividade, a estabilização de doenças o fortalecimento da criatividade e a melhoria da qualidade de vida, suscitando a recomposição do tecido social ao qual esse indivíduo pertence.
Pensando nisso, a psicóloga do NASF criou uma oficina que trabalha com arte, na qual os usuários são mobilizados para tarefas as quais podem se perceber capazes de criar e de transformar sofrimentos psíquicos e rotineiros em possibilidades criativas, dando espaço para a construção de um sujeito criativo.
O Projeto teve início no dia 03 de julho no Assentamento Jonas Pinheiro onde são realizadas oficinas para a elaboração de produtos artesanais com a fibra da bananeira e interações sociais que criam espaços para a prevenção e promoção da saúde e melhor qualidade de vida.



Nenhum comentário: