terça-feira, 18 de setembro de 2012

EM OUTUBRO: CRIANÇAS, PREPAREM-SE, VEM AI O 1º TORNEIO DE BETS


REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BETS

O 1º Torneio de Bets tem como objetivo incentivar as crianças a retomar brincadeiras antigas que exijam um gasto energético maior, prevenindo assim a obesidade infantil.
As normas seguintes regulamentam o 1º TORNEIO DE BETS das Unidades de Saúde da Família (USF) da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso/MT.

DA REALIZAÇÃO DO TORNEIO
Art. 1º. O torneio de Bets será realizado no dia 19 (dezenove) de outubro de 2012 (eliminatórias) e no dia 20 de outubro de 2012 (final), no CTG.
Parágrafo Único. Caso o dia esteja com chuva, o campeonato poderá ser transferido. Se isso acontecer, dúvidas a respeito da realização do evento podem ser dirimidas pelos telefones (66) 3545-8012 ou 3545-8000.
§ 1º. As crianças que estudam no período matutino participarão do torneio no período vespertino.
§ 2º. As crianças que estudam no período vespertino participarão do torneio no período matutino.
§ 3º. Haverá transporte para os participantes do torneio no dia 19/10/2012, o qual seguirá os seguintes horários:
- Período matutino: saída da USF às 07h15, retorno à USF às 10h.
- Período vespertino: saída da USF às 13h15, retorno à USF às 16h.
§ 4º. Haverá transporte para os participantes do torneio no dia 20/10/2012, o qual seguirá os seguintes horários:
- Período matutino: saída da USF às 07h15, retorno à USF ao término do torneio.
Art. 2º. A COTB (Comissão Organizadora do Torneio de Bets) é composta por membros das Secretarias Municipais de Saúde e Saneamento e Esporte e Lazer.

DAS INSCRIÇÕES
Art. 3º. As pré-inscrições deverão ser realizadas nas Unidades de Saúde da Família com os Enfermeiros Coordenadores das Unidades ou responsáveis pelas crianças que participarão do torneio, até o dia 11 de outubro às 11h, aceitando desta forma tudo o que está disposto neste regulamento.
§ 1º A inscrição fica confirmada após a entrega da ficha de inscrição do responsável pela Unidade de Saúde da Família na sala do NASF, na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento na data e horário citado no Art. 3º.

DAS EQUIPES
Art. 1º. Poderão participar do 1º Torneio de Bets crianças de ambos os sexos com idade entre nove e doze anos de idade.
Art. 2º. Cada equipe deve ser constituída de dois jogadores inscritos, indiferente de sexo ou idade. Caso um jogador não possa comparecer este poderá ser substituído até o início do 1º jogo da equipe. Em hipótese alguma poderão ser substituídos jogadores durante o campeonato.
Art. 3º. Cada equipe deve ter um nome, exemplo: Equipe Fred e Barnei, Batman e Mulher Gato.
Não serão aceitos nomes de equipes de baixo escalão ou pejorativos. Caso isso aconteça, a equipe deverá efetuar a mudança após o contato do COTB. Se a mudança não for feita até o início do campeonato, o COTB reserva-se ao direito de efetuar a mudança ou até mesmo sua desclassificação.
Parágrafo Único – Não serão tolerados qualquer tipo de expressões verbais ou gestos obscenos antes, durante ou depois dos jogos. A equipe que for advertida será automaticamente desclassificada.
Art. 4°. Fica expressamente proibida a entrada ou permanência de jogadores, torcidas e o público em geral com bebidas alcoólicas e/ou qualquer outra substancia entorpecente durante o torneio.

DO MATERIAL DE USO
Art. 5°. O jogo de tacos e bola será realizado num campo com 13 metros de comprimento tendo em cada extremidades uma área.
§1º. Constitui-se por área, um círculo desenhado no chão de 1,00 metros de diâmetro, onde se localiza a casinha.
§ 2º. Define-se por casinha, uma garrafa peti de refrigerante com um pouquinho de pedrinhas dentro, que deve ser protegido pelos batedores.
Art. 6º. Para bater a bola, visando aos objetivos do jogo, os participantes devem usar tacos de madeira.
Parágrafo Único. Os tacos não serão fornecidos pela comissão organizadora. Cada jogador deverá ter o seu taco. Apenas as casinhas serão fornecidas pela comissão organizadora.

DAS REGRAS DO JOGO
I - Do início do jogo.
Art. 7º. Define-se por arremessadores, a equipe que se encontra desprovida dos tacos, que tem por objetivo derrubar a casinha, arremessando a bola, na tentativa de obter a posse dos tacos.
Art. 8º. Define-se por rebatedores a equipe que se encontra munida dos tacos, tendo por objetivo proteger a casinha.
Art. 9º. A disputa para decidir qual equipe começará rebatendo será feita pelo método “seco ou molhado” (cuspir no taco). Irá iniciar rebatendo a equipe que vencer pelo método “seco ou molhado”.
II - Do Desenvolvimento do Jogo.
Art. 10º. Os arremessadores irão pegar o taco, passando para a condição de rebatedores, nas seguintes situações:
§ 1º. Derrubar a casinha arremessando a bolinha;
§ 2º. Derrubar uma das casinhas quando qualquer dos rebatedores estiverem com o taco fora da área;
§ 3º. Quando os rebatedores acumularem 03 penalidades (bolas para trás).
I - O número de penalidades é zerado a cada vez que os rebatedores trocam de área.
§ 4º. Se um dos rebatedores derrubar a casinha com o próprio taco, ou mesmo rebatendo a bola, atingindo a sua própria casa (para trás), ou a do companheiro no lado oposto.
Art. 11º. Após uma rebatida, caso algum dos arremessadores consiga recuperar (segurar) a bola ainda no ar, isto é, antes que ela toque o chão, esta dupla será considerada vencedora do jogo, caracterizando a situação de VITÓRIA.
§ 1º. Somente os arremessadores poderão pegar a vitória;
§ 2º. Pegar vitória dentro do campo de jogo é por conta e risco exclusivos dos arremessadores, já que o direito do campo é dos rebatedores;
§ 3º. Se, fora do campo de jogo (atrás das casinhas) o rebatedor atrapalhar o arremessador na tentativa de pegar vitória, implicará na derrota da equipe que estiver na posição de rebatedor;
§ 4º. Define-se por chão, para efeito de vitória, tudo o que a bola tocar, exceto tacos e jogadores.
Art. 12º. Cada lançamento da bola, visando derrubar a casinha colocada no lado oposto, deve ser feito tomando-se por base a casinha mais próxima.
§ 1º. Não se pode ultrapassar a casinha para se efetuar o lançamento;
§ 2º. O arremessador pode blefar o lançamento da bola, porém, não pode lançar outros objetos que não a própria bola do jogo, caracterizando assim o ato de enganar.
Art. 13º. Após o arremesso, os rebatedores só poderão acertar a bola uma única vez e enquanto esta estiver em movimento, caso contrário perderão o taco.
Parágrafo Único. Não valerá a regra do tudo ou nada. Caso os rebatedores troquem de lado a bola deve retornar para trás da casinha.

DA PONTUAÇÃO
Art. 14º. Serão acumulados pontos quando os rebatedores batem na bola e conseguem chegar até a área oposta. A cada troca de área os rebatedores contabilizam 01(um) pontos.
Art. 15º . Será considerada bola perdida quando esta depois de rebatida, cair em local de difícil acesso, como na água (piscina), ultrapassar muros ou rodovia.
Art. 16º. Ganha o jogo a dupla que atingir primeiro, uma das seguintes situações:
§ 1º. Fizer 12 (doze) pontos e completar uma última corrida para cruzar os tacos no meio do campo;
§ 2º. Pegar vitória.
I – A caracterização de vitória não vale pontos, neste caso a dupla vence o jogo, porém, o placar fica inalterado.



DAS PENALIDADES
Art. 17º. As ocorrências caracterizadas como atitudes indisciplinares, faltas naturais do jogo, por imperícia, incidentes ou desatenção não intencional às regras, originam a "falta" e serão penalizadas com a adição de 02 (Dois) pontos a equipe adversária. Com a persistência das penalidades a eliminação imediata da dupla pela COTB.

DA FORMA DE DISPUTA
Art. 18º. O Torneio será disputado em 02 (duas) etapas:
• Eliminatória por Unidade de Saúde da Família (USF), no dia 19/10/2012 no CTG. Sistema de chave a definir de acordo com a quantidade de equipes inscritas por Unidade. Sairá apenas uma equipe de cada USF para a etapa final que será realizada no sábado dia 20/10/2012.
Art. 21º . O critério de classificação será definido após o encerramento das inscrições.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 22º. Caso o atleta se machuque terá no máximo 5 (cinco) minutos de pausa para sua reabilitação, do contrário a equipe perderá o jogo.
Art. 23º. Não haverá pedido de tempo técnico.
Art. 24º Caso a equipe se atrase para a hora marcada do início do jogo, haverá uma tolerância de 05 (cinco) minutos.
Parágrafo Único. A dupla que não comparecer neste tempo, será penalizada com W.O.
Art. 25º. Casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora – COTB, sendo a decisão incontestável.

Sorriso 18 de setembro de 2012.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO TORNEIO DE BETS – COTB
Prefeitura de Sorriso.
Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento – NASF, Atenção Básica à Saúde e Educação em Saúde.
Secretaria Municipal de Esporte e Cultura.

Nenhum comentário: