segunda-feira, 12 de março de 2012

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A SEMANA DE SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA

SAÚDE NA ESCOLA

Ministro participa de ações de prevenção à obesidade

A mobilização faz parte do Programa Saúde na Escola que envolve mais de 50 mil instituições públicas e 2.495 municípios em 2012.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou,nesta sexta-feira (9),de ações de prevenção à obesidade em escolas públicas de São Paulo. Padilha visitou Centro de Educação Unificado Presidente Dutralocalizada em Guarulhos (SP) e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Monte Castelo, onde estudou quando criança. O ministro realizou atividades educativas e acompanhou o andamento de avaliação de saúde, incluindo medição e avaliação nutricional, oftalmológico e bucal, dos alunos. As ações fizeram parte da Semana Saúde na Escola, o pontapé inicial para ações de saúde com foco em obesidade que acontecerão durante todo o ano em escolas públicas que aderiram ao Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, 1 em cada 5 apresentam excesso de peso.
Confira outras matérias produzidas sobre a Semana Saúde na Escola pela Web Rádio Saúde -


No Centro de Educação Unificado Presidente Dutra, o Ministro assistiu ao Teatro de Fantoches com o tema - “Alimentação Saudável” e da apresentação do rap composto exclusivamente para o Programa Saúde na Escola, pelo rapper Dudu Sá, que tem na letra o incentivo à adoção de hábitos saudáveis, como alimentação e práticas de exercícios físicos. “Queremos discutir como a escola pode ajudar na construção de hábitos mais saudáveis. É um passo importante para o Brasil que está sendo construído, já que o futuro do país são essas crianças e queremos que esse futuro seja saudável”, afirmou Alexandre Padilha. Ao falar da música, o rapper falou da felicidade de ser o porta-voz dessa grande ação. “O rap é uma música que chega às crianças e, com essa letra, pude dar minha contribuição para um país mais saudável”, ressaltou o rapper Dudu Sá.
Já na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Monte Castelo, onde o Ministro estudou quando criança, Alexandre Padilha participou de ações de saúde bucal. Foram instalados escovódromos e as crianças puderam aprender na prática como lavar corretamente as mãos e escovar os dentes, sob a orientação de profissionais especializados que deram instruções de higiene pessoal e bucal. Ao final da ação também foi entregue uma cartilha para que as crianças possam levar para a casa e praticar os aprendizados em ambiente familiar, criando cada vez mais hábitos saudáveis. “As crianças são grandes multiplicadores, o que orientamos na escola as crianças repassam para o restante da família”, enfatizou Padilha.
PROGRAMA - Em Guarulhos, 70.800 estudantes participaram da Semana Saúde na Escola, que envolveu 196 instituições públicas e 58 equipes de saúde da família. Foram realizadas avaliações da saúde dos estudantes, incluindo medição e avaliação nutricional, oftalmológico e bucal, além de visitas às Unidades Básicas de Saúde mais próxima da escola. “É uma avaliação focada na nutrição e práticas de exercícios físicos, mas também em problemas que interferem no rendimento escolar, como o de vista, auditivo, saúde bucal”, explicou o Ministro da Saúde.
A adesão tanto à Semana quanto ao Programa é voluntária. Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros participam do Programa. Para essas implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas, o Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 118,9 milhões. A iniciativa envolverá 11 milhões de estudantes. “Nosso foco prioritário são as escolas dos bairros mais pobres das grandes cidades, com foco especial no Brasil Sem Miséria”, afirma o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.  

Data de Cadastro: 09/03/2012 as 17:30:06 alterado em 09/03/2012 as 17:34:27

Nenhum comentário: