Saúde
23 de Março, 12:52
A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) fará, amanhã (24), das 6h30 às 7h30, exame de glicemia nos pacientes que fazem hidroginástica para reabilitação e fortalecimento muscular.
Com o exame, será feito o estudo “O efeito agudo da glicemia capilar em praticantes de hidroginástica” e serão analisadas as seguintes variáveis, antes e depois da aula: glicemia capilar; pressão arterial; peso e estatura; e circunferência de cintura e quadril.
A atividade será realizada por enfermeiras, nutricionista, psicóloga, profissional de educação física e fisioterapeuta.
Hidroginástica
Atualmente, 45 pessoas participam da atividade, que é realizada na Academia Aqua Summer, por meio da parceria entre o Nasf e o Centro de Reabilitação Renascer.
Ao longo do processo, cada participante é avaliado individualmente para o acompanhamento da recuperação e a liberação da atividade. Para isso, é realizada uma avaliação antropométrica na entrada do usuário e o monitoramento a cada três meses.
Todos os integrantes do projeto passam antes por atividades fisioterapêuticas e de hidroginástica no Centro de Reabilitação Renascer e, ao término dessas sessões, são encaminhados para avaliação com médico ortopedista no Ambulatório de Especialidades Médicas (AME). Na sequência, o paciente poderá ser encaminhado para realização da hidroginástica.
Além da avaliação profissional com fisioterapeuta e ortopedista, e da avaliação antropométrica, os pacientes recebem orientações nutricionais, psicológicas e fisioterapêuticas que visam a prática complementar para boa postura, prevenção de acidentes e do agravamento de lesões, e ações de integração e socialização.
O objetivo do projeto é ampliar a abrangência das ações da Atenção Básica, visando a promoção e a melhoria da qualidade de vida sob aspectos físicos, psicológicos e sociais da população através da prática de alimentação saudável e atividade física. E, além disso, apoiar o Centro de Reabilitação Renascer com um trabalho continuado na habilitação do paciente para suas ações do dia-a-dia após o tratamento fisioterápico.
Texto: Nádia Mastella | com arquivo Decom
Fotos: Tiago da Luz | Arquivo