02 de Dezembro, 13:09
A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, participa amanhã (03), do Seminário Nacional de Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do SUS.
O evento será realizado das 8h30 às 18 horas, no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Brasília (DF), e tem o objetivo de apresentar as experiências selecionadas pelo Laboratório de Inovação no Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do SUS e discutir as perspectivas e os desafios desta área. Na oportunidade, também será feito o lançamento da publicação técnica do Laboratório.
A equipe sorrisense teve três trabalhos selecionados, que serão apresentados no evento: “Relato de experiência do Grupo de Emagrecimento na Unidade Básica de Saúde da Família no Distrito de Primavera do Norte”, “Concurso ‘Obesidade Zero’ no município de Sorriso”, e “Projeto de combate à obesidade infantil”.
Sobre o Projeto de combate à obesidade Infantil:
Crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade com problemas de obesidade contam com um projeto especial para a realização de atividade física: trata-se do projeto de combate obesidade à infantil na faixa etária de 06 a 15 anos, com o desenvolvimento da natação. O projeto é desenvolvido em parceria pela Secretaria de Saúde e Saneamento através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Secretaria de Educação e Cultura e o curso de Educação Física da Faculdade Centro Mato-Grossense (Facem). No momento, 135 alunos frequentam o projeto.
São crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Todos passaram por uma triagem realizada em conjunto pelos professores de educação física e equipe do Nasf. Com a seleção e a análise do índice de massa corporal, os alunos receberam recomendação para a realização de atividade física.
As aulas práticas de natação são realizadas no período matutino as quartas e sextas-feiras no horário com uma turma das 7h às 8h e outra das 8h às 9h; já no período da tarde a atividade é realizada às terças e quintas-feiras, das 14h às 15h e com a segunda turma das 16h às 17h. Para garantir que todos frequentem as aulas, a Prefeitura, por meio da Secretarias de Educação e de Transportes, fornece dois ônibus gratuitamente para buscar e levar as crianças.
Texto: Decom
Fotos: Tiago da Luz | Arquivo