Projetos de Sorriso no combate à obesidade são destaques na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica
28 de Março, 11:21
Entre os dias 12 a 15 de março, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), de Sorriso participaram da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família realizada em Brasília, pelo Ministério da Saúde. Representaram o Nasf, o educador físico, João Ricardo Gabriel de Oliveira e a nutricionista Claudia Inês Sônego que realizaram a apresentação do projeto “Obesidade Zero”.
João Ricardo e Claudia integraram as práticas do Laboratório de Obesidade durante a apresentação. Sorriso esteve entre as cindo cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para apresentar suas experiências. Foram relatados três projetos de combate à obesidade no município: o “Projeto de Combate à Obesidade Infantil”, com relato de experiência; o “Concurso: Obesidade Zero” e o “Grupo de Emagrecimento no Distrito de Primavera do Norte com o apoio multiprofissional do Nasf”.
Além de João Ricardo e Claudia, as agentes comunitárias de saúde, Liane Goulart Fung e Cristina Tondatto Garcia, também participaram da Mostra que pontuou o labirinto das sensações e propiciou oficinas referentes a diferentes temas relacionados à promoção da saúde.
Os projetos
Nos dias 26 e 27 de novembro de 2013, dois avaliadores nacionais do Grupo Técnico do Laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade, do Ministério da Saúde, acompanharam o desenvolvimento dos projetos “Concurso Obesidade Zero”, “Projeto de combate à obesidade infantil” e “Relato de experiência do grupo de emagrecimento na Unidade Básica de Saúde de Família no Distrito de Primavera do Norte”. Os projetos destacaram-se como experiências inovadoras em manejo da obesidade nacionalmente.
O Obesidade Zero trabalha com 174 pessoas que integram os grupos de caminhada dos Programas de Saúde da Família. Já o Programa de combate à obesidade infantil, trabalha com crianças de 6 a 13 anos de idade, da rede municipal de ensino, que realizam aula de natação. São crianças que passaram por uma seleção e a partir do índice de massa corporal receberam recomendação para a realização de atividade física. Já o grupo de emagrecimento da UBSF de Primavera trabalha com 15 pessoas e conta com o apoio multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), para a realização do projeto.
Texto: Decom
Fotos: Arquivo pessoal