quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Outubro Rosa

Estamos no Outubro Rosa, mês marcado por ações  que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a concientização e ações sobre o tema, mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano e é a quinta maior causa de mortalidade do mundo.
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.
Muitos não sabem, mas o câncer mais comum no mundo e mais frequente entre as mulheres, com uma estimativa de mais 1,15 milhão de novos casos e responsável por 411.093 mortes a cada ano,  é o de mama. Essa doença acomete as células da mama e a maioria está presente nos ductos mamários (tubos que transportam o leite até os mamilos). Os restantes dos cânceres de mama são aqueles que começam nas glândulas, chamados lóbulos mamários ou em algum tecido de sustentação da mama.
O principal sintoma na detecção deste tipo de câncer é o nódulo, um caroço na mama. Mais de 70% dos tumores têm esta apresentação. Pode acontecer também de ter uma alteração do formato, do tamanho ou alteração da pele que reveste a mama, desde vermelhidão ao envelhecimento, e outras características da aureola ou posição do mamilo. Um sintoma não muito comum é o aparecimento de caroços embaixo da axila.
evitar a obesidade adotando hábitos saudáveis, como dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. Outros fatores de risco para esse tipo de câncer são a ingestão de álcool e a a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
Detecção Precoce – Os programas de rastreamento para detecção precoce do câncer de mama indicam que o exame da mamografia seja feito a partir dos 50 até os 69 anos de idade, uma vez a cada dois anos. Para mulheres mais jovens, a melhor forma de prevenção é o exame de toque, com investigação profunda de qualquer sintoma suspeito.








Vem Ai!!!


Concurso Obesidade Zero

O Concurso Obesidade Zero teve início esta semana com participação de todos os polos de caminhada do município incluindo os dois Distritos.  Nestes 02 meses os participantes receberão orientações para o emagrecimento. As premiações serão individuais (3 primeiros lugares) e em grupo (Primeiro Lugar), dentre os prêmios terão Academia grátis, Tênis, Estética e Salão de beleza e o grupo fará um passeio e terão um lanche saudável.

Boa sorte e Força de vontade a todos participantes!

Saúde na Estrada

Nos dia 30 de setembro e 01 de outubro a equipe participou juntamente com o NUMES de um circuito de avaliações de saúde com os caminhoneiros que passavam pelo posto Ipiranga no município de Sorriso. Foi realizado teste de acuidade visual, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, peso, estatura e cálculo de IMC com orientações nutricionais, teste de força e de flexibilidade.



Semana da Criança

O Direito das Crianças

Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...

Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!

Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.
Ruth Rocha

Na Semana da Criança o NASF organizou atividades recreativas e um lanche saudável para as crianças do Projeto de Combate à Obesidade Infantil nas aulas de natação. Parabéns a todas crianças do nosso município!