quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Atuação do Nasf de Sorriso ganha destaque em publicação do Ministério da Saúde

Sorriso é a única cidade mato-grossense a compor a última edição do caderno do Ministério da Saúde com informações e relatos sobre boas práticas ligadas ao combate da obesidade.
Representantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde, apresentaram, em dezembro do ano passado, no Seminário Nacional de Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do SUS, os trabalhos: “Relato de experiência do Grupo de Emagrecimento na Unidade Básica de Saúde da Família no Distrito de Primavera do Norte”, “Concurso ‘Obesidade Zero’ no município de Sorriso”, e  “Projeto de combate à obesidade infantil”.
O resultado do trabalho desenvolvido em Sorriso aparece nas páginas 68 e 69 do caderno “Perspectivas e desafios no cuidado às pessoas com obesidade no SUS: Resultados do Laboratório de Inovação no manejo da obesidade nas redes de atenção à saúde”, que traz relatos de ações realizadas em vários pontos do Brasil.
Segundo o profissional de Educação Física do Nasf, João Ricardo Gabriel de Oliveira, neste ano, além de dar continuidade a todas as atividades ligadas ao combate à obesidade, bem como outras ações ligadas à promoção da saúde, começa nesta sexta-feira (13), às 15 horas, o projeto de promoção da saúde do trabalhador. O projeto-piloto começará com os servidores do Posto de Saúde da Família (PSF) Central com ginástica laboral e orientações ligadas ao cuidado com a ergonomia.
O Nasf conta com profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição.
Opções para combater a obesidade
A Administração Municipal de Sorriso oferece várias oportunidades para permitir que os cidadãos possam viver de forma saudável, incluindo o exercício físico na rotina do dia-a-dia.
Nas unidades básicas de saúde (UBSs), são realizadas caminhadas orientadas, que ajudam tanto quem quer perder mesmo quanto aqueles que buscam apenas fugir do sedentarismo.
Além disso, as crianças que estudam na rede municipal de educação têm acesso a várias escolinhas para iniciação esportiva, desde a ginástica olímpica até o atletismo, passando por esportes coletivos, como o  handebol e o futebol. Especificamente para a turminha que está um tanto acima do peso são ministradas, em parceria com a Faculdade Centro Mato-Grossense (Facem), aulas de natação, permitindo aos pequenos entrar em forma de forma saudável e ainda aprender um esporte.
Além de vários espaços que permitem caminhadas e corridas, como o Parque Ecológico Municipal Claudino Frâncio e a Área Verde Central, a Praça das Fontes também é fechada para o trânsito de veículos no fim da tarde e nos fins de semana, permitindo assim a prática esportiva.
É justamente na Praça das Fontes que nasceu, no ano passado, o Projeto Ginástica na Praça, que oferta aulas gratuitas de ginástica para mulheres acima de 18 anos às segundas, quartas e sextas-feiras, às 17h45. Neste ano, o projeto foi ampliado e também está sendo ofertado na Praça da Integração, no bairro São Mateus, às terças e quintas-feiras, no mesmo horário.
Sorriso também conta com academias da Primeira e da Terceira Idade espalhados em vários pontos do município. Para os idosos que frequentam o Centro de Convivência da Terceira Idade, também há a oferta de atividades específicas para os idosos, como hidroginástica e musculação.
“Buscamos, por meio de várias Secretarias, como a de Saúde e Saneamento,  Educação e Cultura, a de Esporte e Lazer, e a de Assistência Social, promover ações que ajudem cada sorrisense a ter mais  saúde com a prática esportiva, que, além de evitar doenças, também garante mais disposição no dia-a-dia”, comenta o prefeito Dilceu Rossato.
Quem quiser outras informações sobre os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde e Saneamento pode ligar para o 3545 8000. Já o telefone da Secretaria de Esporte e Lazer é o 3545 4703.





Texto: Nádia Mastella
Fotos: Decom