quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Visita de equipe do Ministério da Saúde aos Projetos do NASF

Ações de combate à obesidade em Sorriso destacam-se nacionalmente

O Ministério da Saúde, em parceira com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) está realizando um levantamento de experiências inovadoras no manejo e controle da obesidade na população de diversas cidades brasileiras. De 139 projetos inscritos, 24 foram selecionados para visitas in-loco e Sorriso está entre eles.
Para o mestre e doutor em epidemiologia, Juraci Almeida Cesar, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o trabalho desenvolvido em Sorriso no controle da obesidade já pode ser considerado uma referência para outros municípios. “Quando você avalia e escolhe 24, de 139, e ele ta no meio, ele já está fazendo diferente. Então, a iniciativa aqui é... quer dizer, tira a gente lá do Rio Grande do Sul pra vir conhecer aqui... Brasília vem pra cá. Em termos de iniciativa, é sim”.
Além do doutor, a nutricionista Maria Lúcia dos Santos Costa - consultora técnica do Ministério da Saúde – também veio a Sorriso para analisar três projetos: o Grupo de Emagrecimento (atividade desenvolvida no distrito de Primavera), o Concurso Obesidade Zero (que é realizado nos grupos de caminhada orientada dos PSFs), e o Projeto de Combate à Obesidade Infantil (que é realizado em parceria da Facem).
Segundo ela, a finalidade do trabalho é criar um catálogo de boas práticas que será publicado no âmbito da Opas. “E, a partir daí, a gente vai estar também fazendo um seminário com essas experiências, onde o autor vai poder levar como é que acontece a experiência, para as outras pessoas também debaterem com ele, discutirem e verem como é que se pode estar desenvolvendo isso nos seus municípios”, complementa.
Após conhecer as iniciativas sorrisenses, a equipe técnica do Ministério destacou os diferenciais que se destacam no trabalho. “Aqui tem três elementos que chamam a atenção. O primeiro é a parceria entre o setor público e a iniciativa privada... a equipe é muito nova e muito motivada; e com o total apoio do setor público local também... acho que o exemplo que a gente está vendo aqui pode ser aplicado em outras áreas”, comenta o professor.
De acordo com a nutricionista Cláudia Inês Sônego, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso, os postos de saúde são a porta de entrada para os projetos de controle e combate da obesidade em Sorriso. Estando na frente de trabalho de combate à obesidade em Sorriso, ela ficou feliz com a avaliação inicial da equipe do Minsitério. “Isso nos motiva, mais ainda, a continuar com os projetos que desenvolvemos”, disse.

Texto: Decom
Fotos: Tiago da Luz