terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Grupos de Caminhada: "EU PRATICO SAÚDE"




Dizem por aí que o Brasil só caminha após o carnaval!!






Se você é daqueles que estava planejando começar uma atividade física após o carnaval, então mexa-se!


As caminhadas orientadas das Equipes de Saúde da Família começaram neste dia 18/02 numa animada caminhada pelas ruas do centro de Sorriso.  Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) juntamente com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) se empenharam em convidar  toda a população para participar dos grupos de caminhada organizados pela Secretaria de Saúde e Saneamento do nosso município. O evento contou com a presença do Secretário de Saúde Marciano José Cé, de vários usuários do SUS que já participavam da atividade, além de novos adeptos e demais Secretarias como Esporte e Lazer, Educação e Cultura, Agentes de Trânsito e Corpo de Bombeiros.

Bem-estar, emagrecimento e saúde são alguns dos objetivos desses pacientes que, com sua Receita Saudável em mãos (prescrita pelo Médico do PSF) passam pela avaliação e acompanhamento de toda a equipe de saúde.

 O objetivo deste trabalho é a prevenção e a promoção da saúde. A Saúde não deve ser somente curativa e sim preventiva. São ações como esta que motivam cada vez mais pessoas a saírem do sedentarismo e contribuem para mudar as estatísticas de obesidade, doenças cardíacas e diabetes no Brasil. A Prefeitura de Sorriso por meio da Secretaria de Saúde oferece esse acompanhamento por meio dos PSF, contando também com o apoio especializado de Profissionais das áreas de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Educação Física e Fonoaudiologia.

A caminhada é um exercício fácil, simples, barato e que promove inúmeros benefícios à saúde. Nem sempre é fácil fazer exercícios sozinho por isso a iniciativa de se caminhar em grupo.

Se você ainda está aí parado e sedentário, procure hoje mesmo o seu Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou seu Programa de Saúde da Família (PSF), e informe-se.



Cristina Aparecida de Souza

                                                                                                                                                       Profissional de Educação Física / NASF

                                                                                                                                            CREF  2232 G/MT


Veja mais sobre esta notícia no site: http://mtnoticias.net/site/noticia/32190






Agradecemos a participação de todas as Equipes de Saúde da Família pela animada e numerosa participação!


No dia  15 de fevereiro as equipes foram capacitadas para o início das atividades. Os profissionais receberam orientação quanto a avaliação antropométrica (informatização) e monitoramento do exercício, além de material didático (apostila e folders orientativos).




quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O que é o NASF


Segue abaixo algumas publicações e informações sobre o que é o NASF, as diretrizes e portarias que regulamenta e gere os serviços realizados pelos profissionais lotados no NASF

Caderno n°27 de Atenção Básica – NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Portaria que cria e regulamenta os Núcleos de Apoio à Saúde da Família
Portaria GM Nº 154, de 24 de Janeiro de 2008:

Considerando a necessidade de redefinir e adequar as diretrizes e normas nacionais ao atual funcionamento e organização dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e revisar os parâmetros de vinculação no âmbito da Atenção Básica, a Portaria N° 3.124, de 28 de Dezembro de 2012, redefine a vinculação dos NASF:


Com essa nova portaria cada NASF 1 deverá estar vinculado a no mínimo 5 (cinco) e a no máximo 9 (nove) Equipes Saúde da Família e/ou equipes de Atenção Básica para populações específicas, com isso os Núcleos darão maior apoio e atenção as Equipes.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

MOVIMENTO NACIONAL EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA


Projeto de Lei de Iniciativa Popular

(A saúde do Brasil está em nossas mãos)

"O presente abaixo assinado de projeto de lei de iniciativa popular tem por objetivo assegurar o repasse EFETIVO E INTEGRAL DE 10% DAS RECEITAS CORRENTES BRUTAS DA UNIÃO para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar número 141, de 13 de janeiro de 2012.

Entendendo a necessidade de definitiva priorização da saúde pelo governo, o MOVIMENTO NACIONAL EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA, exige, juntamente com o controle social e toda a sociedade, transparência e correta aplicação destes recursos no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo um sistema justo e de qualidade para o povo brasileiro.

Sendo assim, este documento será encaminhado á Câmara dos Deputados, nos termos do artigo 61, parágrafo segundo da Constituição Federal Brasileira." 


Segue link para assinatura de abaixo assinado:

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=saude12