sexta-feira, 25 de novembro de 2011

EXERCÍCIO FÍSICO PARA IDOSOS: AÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO DE SORRISO/MT

De acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento desenvolve as seguintes ações para esta faixa etária da população: grupo de idosos nas Unidades de Saúde da Família (USF), acompanhamento periódico do idoso atendido no SUS por meio da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, caminhada orientada, realização de campanhas de vacina para esta população, grupo de dança folclórica, prática corporal, alongamento e relaxamento´, caminhadas ecológicas, piqueniques saudáveis, confraternizações e hidroginástica.

Hidro Saúde - AABB


Exercícios Funcionais - AABB


Hidro Saúde - AABB


Orientação multiprofissional: Fonoaudióloga - Disfagia no Processo de Envelhecer


Café da Manhã Saudável

Orientação e acompanhamento Nutricional


Festa Junina Bairro União


Grupo de Dança Folclórica: Música e Coreografia É Bem Mato Grosso

A PNSPI, instituídapela portaria 2528/GM de 19 de outubro de 2006, busca garantir atenção adequada e digna para a população idosa brasileira. Em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), direciona medidas individuais e coletivas em todos os níveis de atenção à saúde. O envelhecimento é um processo natural que ocorre durante toda a vida. Preservar a autonomia e a independência funcional dos idosos é um dos objetivos do SUS, afinal, envelhecer com saúde é um direito de cidadania. (Ministério da Saúde, 2006)



ALGUMAS DICAS PARA SUAS CAMINHADAS

1. AVALIAÇÃO MÉDICA: é importante fazer uma avaliação médica para saber como está sua saúde. Atenção especial para os hipertensos e diabéticos.

2. RESPIRAR CORRETAMENTE : o ideal é inspirar pelo nariz, o que facilita uma ventilação mais eficiente e segura e expirar pela boca.

Grupo de Caminha Área Verde Central
3. POSTURA: é ideal que o indivíduo fique em posição normal, sem desvios para a frente ou para trás. Os braços devem estar para baixo, levemente dobrados. O balanço dos braços durante a caminhada deve ser natural e suave.
Caminhada Ecológica no Parque Ecológico Municipal com os 14 Grupos de Caminhada Orientada da cidade. (existem mais dois grupos na zona rural)
4. ALONGAMENTO: palavra chave para tornar a caminhada mais segura e eficiente por reduzir o risco de lesões e câibras.
Caminhada Ecológica
5. PRATICAR COM REGULARIDADE: é importante realizar um exercício físico com regularidade de frequência e tempo, assim, conseguirá melhores resultados.
Caminhada Ecológica
6. CUIDADO COM OS PÉS: prefira tênis para realizar suas caminhadas este equipamento atenua o impacto do pé no solo.

7. ROUPAS ADEQUADAS: roupas claras e leves
Grupo de Caminhada Orientada Praça das Fontes
8. ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO: antes das caminhadas faça uma refeição leve, frutas e sucos. Mantenha a hidratação antes, durante e depois da caminhada. BEBA ÁGUA!
Grupo de Caminhada Orientada Praça das Fontes
9. O MELHOR HORÁRIO: prefira os períodos do dia com temperaturas mais amenas.
Grupo de Caminhada Orientada Industrial II

10. CUIDADOS COM A PELE: ao caminhar em locais abertos, use sempre protetor solar, boné ou chapéu e óculos escuro.

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento oferece caminhada orientada a toda população do município de Sorriso em 14 polos distribuídos pela cidade e em dois distritos na zona rural. Participam aproximadamente 550 pessoas. A demanda é livre e a porta de entrada para o projeto são as Unidades de Saúde da Família  (USF) e o Centro de Referências em Especialidades Médicas (CREM). As caminhadas são realizadas duas vezes por semana. A metodologia utilizada para seu desenvolvimento é o apoio matricial às Equipes de Saúde da Família. Os grupos recebem orientações periódicas e multiprofissionais dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além de, utilizar a intersetorialidadeenvolvendo parceiros do setor privado: UNICRED e IGUI Piscinas.
Quando sair para caminhar, deixe as preocupações de lado. Tente cultivar bons pensamentos e utilizar a caminhada para relaxar!
http://www.ortopediaesaude.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=248&Itemid=65

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A VIDA

A vida é uma oportunidade, aproveita-a.
A vida é beleza, admira-a.
A vida é beatificação, saborei-a.
A vida é sonho, torna-o realidade.
A vida é um desafio, enfrenta-o.
A vida é um dever, cumpre-o.
A vida é um jogo, joga-o.
A vida é preciosa, cuida-a.
A vida é riqueza, conserva-a.
A vida é amor, goza-a.
A vida é um mistério, desvela-o.
A vida é promessa, cumpre-a.
A vida é tristeza, supera-a.
A vida é um hino, canta-o.
A vida é um combate, aceita-o.
A vida é tragédia, domina-a.
A vida é aventura, afronta-a.
A vida é felicidade, merece-a.
A vida é a VIDA, defende-a.
(Madre Teresa de Calcutá)

Patricia, você aproveitou a vida da forma que sempre defendeu ser melhor! Obrigada por sua rápida estadia entre nós. O céu ganhou mais uma estrela!



Patricia, Claudia e Douglas





Patricia Danielle